top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Instituto Teruel

Análise de Risco Gratuita para Empresas e Municípios

O Instituto Teruel juntamente com a Consultoria EM CONFORMIDADE disponibilizam uma análise de risco gratuita para empresas e municípios.

Metodologia de Trabalho


A metodologia exclusiva, desenvolvida pelo Contador Kleber Marques, a pedido do TCU (Tribunal de Contas da União), foi denominada de “Análise do Poder de Compra” e visa avaliar a suscetibilidade de fraude e corrupção das organizações, com base no entendimento de que a mais eficiente e proativa atitude para preservar os recursos públicos é prevenir que estes sejam desviados de seus propósitos. (Acórdãos nº 958/2019, nº 1661/2018; nº 550/2018 e 2377/2017 – TCU – Plenário) Desenvolvida inicialmente para atender ao Setor Público, a metodologia vem norteando as auditorias do TCU, minimizando esforços e aumentando resultados. E visando atender todos os segmentos do mercado, unimos o Poder de Compra às Boas Práticas de Combate à Fraude e Corrução, uma compilação internacional de procedimentos recomendados pelo TCU e outros organismos internacionais. Isso faz da Em Conformidade, uma referência em metodologia de análise de risco a fraudes e corrupção.



Aderência a boas práticas de Combate à Fraude e Corrupção


Para cada Mecanismo (vértice), o gráfico atribui uma nota máxima (linha azul), uma nota mínima (linha amarela) e a nota obtida pela organização (linha vermelha). Dessa forma, é desejável que a organização analisada esteja pontuando, sempre, entre o mínimo e o máximo adotado pelo Referencial de Combate à Fraude e Corrupção do TCU.


Boas Práticas do Mecanismo Prevenção do Referencial de Combate à Fraude e à Corrupção do TCU: A prevenção evita a ocorrência de fraude e corrupção, sendo a mais eficiente e proativa atitude para preservar os recursos públicos, conforme referencial do TCU.


Boas Práticas do Mecanismo Detecção do Referencial de Combate à Fraude e à Corrupção do TCU: A detecção tem como propósito verificar os registros em busca de fraude e corrupção que já ocorreram ou estão ocorrendo. A detecção dessas fraudes e corrupções não só aciona os mecanismos de investigação e de correção a fim de identificar e punir o responsável e recuperar o montante desviado, mas pode também impedir a sequência de novas fraudes e corrupções, possuindo, portanto, efeitos preventivos.


Boas Práticas do Mecanismo Investigação do Referencial de Combate à Fraude e à Corrupção do TCU: A investigação tem o objetivo de buscar informações relevantes para esclarecer um índice específico de fraude e corrupção, conforme referencial do TCU.


Boas Práticas do Mecanismo Correção do Referencial de Combate à Fraude e à Corrupção do TCU: As práticas de correção promovem a mitigação do dano, a devida sanção aos responsáveis no caso concreto, e emitem para todas as partes da organização a mensagem de que não há omissão perante a fraude e corrupção, conforme Referencial de Combate à Fraude e à Corrupção do TCU.


Boas Práticas do Mecanismo Monitoramento do Referencial de Combate à Fraude e à Corrupção do TCU: O monitoramento tem o objetivo, de forma contínua ou geral, acompanhar a efetividade dos controles implantados no combate à fraude e corrupção, conforme referencial do TCU.



Análise de Riscos Éticos e de Integridade


De acordo com o Referencial de Combate à Fraude e Corrupção do TCU (2018), “é preciso reconhecer a fraude e a corrupção como grandes obstáculos ao progresso social do país. Nesse sentido, torna-se necessário um salto de qualidade na governança e gestão pública por meio da redução dos níveis de fraude e corrupção para patamares de países desenvolvidos”.  O modelo sugerido pelo Referencial está baseado tanto no ordenamento jurídico nacional como em boas práticas adotadas internacionalmente.

A análise baseia-se na Aderência a boas práticas do Referencial de Combate à Fraude e Corrupção e na Análise do Poder de Compra das organizações.

Você pode responder o questionário abaixo a respeito da sua organização e faremos uma análise preliminar e entraremos em contato.



60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page